sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Resenha Crítica

PLAY - "A Onda" (Die Welle), de Dennis Gansel (filme, 2008)
Eu acabei de assistir a este filme, e ainda estou REALMENTE impressionado pela sua força. Baseado num telefilme inglês (que, por sua vez, foi baseado em um romance que partiu de fatos reais ocorridos nos EUA), conta a história de um professor que se utiliza de um método de ensino bastante arriscado para ensinar seus alunos sobre o autoritarismo e vê seu experimento sair totalmente do seu controle e ganhar vida própria, a ponto de por uma cidade em polvorosa. Atuações seguras, direção forte e roteiro sem rodeios. Grande destaque para a trilha sonora, regada a "Rock'n'Roll High school". Obrigatório para ser exibido em escolas e debatido até a exastão. Recomendo mais que entusiasticamente!
PAUSE - "O Diabo Veste Prada", de David Frankel (filme, 2006)
A razão de ser deste filme - além, lógico, de ser uma adaptação de um livro de mesmo título que virou best seller mundial - é uma única: MERYL STREEP. Aqui, ela prova, com sua Miranda, que é uma das melhores atrizes de Hollywood (indicação merecida ao Oscar). O resto... bem... o roteiro é aquela baba de sempre, que todo mundo sabe: menina-do-interior-vai-pra-cidade-grande-consegue-emprego-e-abandona-todos-ao-seu-redor-mas-consegue-encontrar-a-sua-redenção-no-final (me processem por contar o final do filme...); a trilha sonora é totalmente previsível e mais gay, impossível (não que seja má coisa, mas eu esperava ser surpreendido com alguma originalidade). Anne Hathaway e Emily Blunt mostram algum serviço no filme, mas é inegável que o povo não foi aos cinemas pra ver nenhuma das duas... No final das contas, o saldo é positivo pra uma sessão da tarde com as amigas pintando as unhas e comendo chocolate.
EJECT - "American Pie" (cinessérie, 1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2007)
Quando eu vi o anúncio na televisão de uma SEXTA parte deste filme, eu não acreditei e tive que ver pra crer. uma pessoa muito sábia me dizia que "em bosta, a gente não mexe, porque corre o risco de deixar fedendo mais". Dito e feito: em vinte minutos, desliguei a televisão. A qualidade continuou intacta - ou seja, rasteira. Mas, para ser justo, o primeiro tinha seu trunfo no frescor do elenco - que não se repetiu nos subseqüentes. E o que já era ruim só desceu ladeira abaixo com o passar do tempo... Oh, céus...

Tom

3 comentários:

  1. Nunca ouvi falar em "A Onda", fiquei curiso, parece ser bom..."O Diabo veste Prada" nunca me chamou atenção, mas todo mundo q eu conheço gosta, pra mim isso é um mau sinal, qdo o filme se torna populesco demais me dá medo!!! uahahuhuahau
    "American Pie" só gosto até o terceiro, q ainda conta com o elenco original, o q foi feito depois disso é pura merda!!!

    ResponderExcluir
  2. Tom revivendo os Culture Rangers ;D

    E eu gosto de American Pie viu senhor? u.ú

    ResponderExcluir
  3. Túlio, quanto à "Onda", VEJA! Baixe na internet (você não leu esta dica aqui, rs), procure o cinema de arte mais próximo, faça o possível, mas VEJA! O diabo ainda vale uma espiada numa sessão da tarde (ou até à noite). Não comentarei mais do que já comentei sobre a torta americana...
    Leo: gosta de American Pie? AZAR O SEU! BHWUA-HUAHUAHUAHUAHUAHUAAAAAAAA...

    ResponderExcluir