domingo, 6 de setembro de 2009

Resenha Crítica - JET'S ALRIGHT

Fonte: acervo do grupo

Álbum: Jet's Alright
Artista: Jet's Alright

Gravadora: independente
Data de lançamento: 06/09/2009
Download do álbum: http://www.mediafire.com/?dktqyzahyjz




Fonte: acervo do grupo

Jet's Alright


Após o fim da Kryptonia e uma prolífica carreira-solo (que ainda está na ativa, pessoal, chequem seu website!), o sócio do diretor Thiago Giacomelli resolveu adentrar com um novo projeto musical: uma banda de blues rock curiosamente chamada JET'S ALRIGHT. E é para falar dessa nova empreitada que o Diretor resolveu reabrir este digníssimo QG! Como aparentemente eu sou o único ainda disposto a encarar o batente, cá estou eu para ouvir mais este álbum e dar a vocês minha singela e inútil opinião, huhuhuh.

Pois bem... o Jet's Alright é um grupo formado por Thiago Giacomelli (guitarra, violão e voz), Marcelo Seixas (teclados), Abel Porto (baixo) e Thiago Gardin (bateria). Mas o fato de quase todas as canções terem sido escritas pelo vocalista (e a única não escrita por ele ser um cover dos Beatles) - sem contar com o fato de os outros integrantes da banda serem justamente a banda que acompanha Giacomelli em sua carreira-solo, fica claro que este poderia ser o mais novo álbum-solo de Giaco - não que isso seja mau sinal. Basta lembrar que a futura defunta Simply Red é basicamente apenas Mick Hucknall e faz um som espetacular do mesmo jeito.

O som é blues/rock com uma pesada pegada oitentista e alguns toques do iê-iê-iê dos anos 60. Ideal para aqueles momentos em que você está sozinho no bar pensando naquele alguém especial que lhe deu o maior PNB. E fica fácil entender o porque deste projeto. Thiago Giacomelli canta bem mais que blues (embora este seja o maior forte dele, mesmo), e provavelmente não iria querer ficar preso apenas nesse gênero - a razão pela qual Mick Hucknall está acabando com Simply Red. Mas, como diz o release, a banda é "um projeto de blues/rock montado há 6 meses com o intuito de trazer ao público, além das músicas comuns que agitam toda a galera, um repertório diferenciado". Pois muito bem.

Fonte: acervo do grupo

Jet's Alright

O álbum começa bem forte, com "I'll Be The One", dando o tom que levará o álbum todo. A voz de Giacomelli com certeza levará as "giaconetes" ao delírio, pois está bem melhor (segura e com interpretação firme e vigorosa) aqui que em seus álbuns anteriores. A banda mostra estar em boa sintonia e até possuem vez e voz como conjunto - este que vos escreve teve acesso a alguns demos, e muitas das canções ganharam uma roupagem diferente com toda a instrumentação. De longe, as melhores canções são "Until We Solve This Fight", "Like A Flower" (que eu, honestamente, prefiro o demo, mas que continuou uma linda balada), "Somewhere Else" e "Keep On Going On" - esta última tem uma das melhores letras que já saíram da pena de Giacomelli.

Talvez o maior erro do álbum seja sua enorme quantidade de faixas (dezesseis), o que o torna meio cansativo, depois de um tempo. Fora que a metade final perde o pique (levemente recuperado por "Lay Down With Me", mas o cansaço do resto das canções já é inevitável). Algumas canções poderiam ser cortadas sem grandes prejuízos e usadas como B-sides de singles (a faixa que segue "Lay Down With Me", por exemplo, segue quase a mesma batida e estrutura, a ponto de mal se saber que são músicas diferentes). Algumas, como "Few Steps", "Wonderland" e "Make You Stay" passam simplesmente batido pelo ouvido - eu tive que ver na lista os nomes de algumas destas canções, por exemplo, pois nem lembrei mais delas depois.

A canção que fecha o cd, o cover de "Come Together", peca por não trazer nada de novo (nem pra canção, nem para a banda, nem para Giacomelli - é o mesmo arranjo que ele usa em seus shows solo, sem tirar nem por), nem trazer um fechamento real ao álbum.

Fonte: acervo do grupo

Jet's Alright

Uma grata surpresa foi "Lay Down With Me" - a letra é sexualmente agressiva e NADA gentil (é aquela cantada de pedreiro, mesmo), e a melodia original acompanhava o espírito. Em sua versão oficial, ganhou ares de "Rock Das Aranhas" e virou algo irônico e quase cômico (embora eu ainda fique ruborizado ao escutar expressões como "eat you all" - por favor, eu não sou puritano, não! Sou apenas um moço gentil!...) - sacada de gênio.

Ao final da experiência, é impossível não notar a paixão dos envolvidos passando por todos os acordes do projeto, além do cuidado e esmero com que o álbum foi feito. E até mesmo o fim abrupto do álbum deixa aquela sensação de "acabou?", o que não é de todo ruim.

Desta vez, não direi que este é mais um álbum imperdível para as "giaconetes" (OK, eu já disse...) - este é um ótimo álbum para figurar em uma discoteca legal, tanto pelo diferencial na cena brasileira corrente, quanto pelo registro do potencial brasileiro de fazer blues/rock de qualidade na língua dos gringos!



F-E+-D+-C+B-+A


Tom

2 comentários:

  1. AEEEEEEEEEEEEEEWWWWWWWW.... Come Together sim mudou da original... subiu o tom, entraram sintetizadores que deram uma pegada "funky" na música e a guitarra mais blues... sim, é bem próximo do que faço ao vivo no meu show... mas essa música tinha que estar no album.
    Quanto ao restante e também para Come Together, respeito demais a resenha crítica pois tem embasamento, fundamento e muito bom gosto de quem a escreveu... agradeço imensamente o espaço e a divulgação... estamos aí, recém saídos do forno e vamos ver até onde esse projeto pode ir.... abração!!!!
    Thiago Giacomelli (Jet´s Alright)

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei o projeto, é só isso ki tenho a dizer! rs... ^^

    ResponderExcluir