domingo, 20 de novembro de 2005

Resenha Crítica - HUNG UP


Single: Hung Up
Artista: Madonna

Gravadora: Maverick/Warner
Data de lançamento: 07/11/2005
Data de lançamento no Brasil: Sem previsão de lançamento


OK, eu confesso!



Estou ouvindo esta faixa há cerca de um mês e meio e, até agora, não apareceu um sinal de que eu venha a gostar dela, algum dia.


Objetivamente: Madonna simplesmente não lança um bom single desde "American Life", isso é um fato. Dali pra cá, apenas faixas fracas e um terrível dueto com a Britney Spears. Falar do álbum "American Life", então? Sem comentários! Nem a dona pegando no violão salva aquilo!


Eu ainda não ouvi "Confessions On A Dancefloor", o álbum de onde "Hung Up" foi exatraído. Mas, até aqui, não vejo grandes motivos para ir atrás. Tenho até medo (à Regina Duarte - e vejam que, no fim, ela acabou tendo razão!). Mas por que este medo?


Bem, "Hung Up" é a tradicional música Madonna, e ao mesmo tempo, não é. Aqui, ela parece querer reaver seu espírito do início de carreira de disco/r&b, mas mantendo sua linha atual, aproximada da música eletrônica. E a letra é a típica letra Madonna comum no seu início - não diz nada com nada, mesmo. A voz continua a mesma que ouvimos em "American Life".


Mas aqui, há algo que não funciona. Samples sempre foram usados, mas, desta vez, ao usar algo tão conhecido e genial como "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)", ela cometeu um erro crasso. A música poderia ter tido um melhor resultado se ela mesma tivesse composto o fundo musical ou escolhido outra música para samplear. A voz dela não se encaixa bem na base em nenhum momento, seja no tom, seja no timing. Isso sem falar que todas as vezes que escutei, fiquei esperando as vozes de Agnëtha e Ann-Frid aparecerem nas minhas caixas de som, coisa que, obviamente, não aconteceu nenhuma das vezes - o que não sei se é uma bênção ou uma desgraça maior à música. No fim das contas, tanto esforço da "tia" para resultar em uma música quase inútil.


Mas sejamos justos - a música não é tão inútil assim, afinal, deu a ela o seu 11º #1 de sua carreira nas paradas inglesas, quebrando um jejum de cinco anos. E, certamente, o álbum também acabará em semelhante posição, na sua semana de estréia. E continua reafirmando Madonna como um dos maiores ícones gay de todos os tempos, e a mantendo nas caixas de som das boates. Creio que isso não seja pouca coisa, é?


Mas, a vaga de "rainha do pop, ao que parece, ficou vaga e está para aquela que tiver mais capacidade, pois a julgar por "Hung Up", Madonna já está pedindo aposentadoria.


Quanto à nota... fiquei pensando muito... decidi dar um ponto a mais em solidariedade ao ABBA... e termino com a pergunta... Madonna, o que você tem contra o ABBA?


 


4/10




Time goes by so slowly (x6)

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Time goes by so slowly for those who wait
No time to hesitate
Those who run seem to have all the fun

I'm caught up
I don't know what to do
Time goes by so slowly
Time goes by so slowly
Time goes by so slowly
I don't know what to do

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Ring ring ring goes the telephone
The lights are on but there's no-one home
Tick tick tock it's a quarter to two
And I'm done I'm hanging up on you

I can't keep on waiting for you
I know that you're still hesitating
Don't cry for me
'cause I'll find my way
you'll wake up one day
but it'll be too late

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you


Madonna está de volta!! É, depois de um álbum experimentalíssimo como o American Life (vcs já imaginaram a tia com violão?), esse novo single, lançado este mês, está mais pra Music doo que qualquer outra coisa. Quando Music (a música, não o álbum) foi lançada, várias pessoas (assim como eu, que até hoje a considera o pior single de todos os tempos) torceram o nariz, afinal a música não queria dizer nada com nada, não passava nenhuma mensagem, ou seja, era apenas algo bastante comercial, algo feito pra vender_por_que_Madonna_é_um_produto_de_comercialização. Na verdade verdadeira, eu estava tão entusiasmado com o álbum Ray Of Light (1998) que a partir do mesmo eu estava esperando que a tia fosse apenas lançar coisas de qualidade e profundas, mas não...Madonna que é Madonna que se preze é a "Material Girl" velha conhecida do público e precisa emplacar os hits babacas que não dizem porra nenhuma mas que todo mundo curte, dança e se arrebenta!!


Hung Up não foge à regra. Nada mais é do que uma dance music, que traz à comunidade global e à GLS uma imensa vontade de dançar,a té por que ela usa o sampler de "Gimme Gimme Gimme" do ABBA. Segundo ela, pediu com tanto fervor durante meses à banda Sueca que cabou conseguindo. Não que isso seja falta de originalidade - Madonna sempre usou samples de outras músicas, vide em Erotica, mas há que tivesse se dividido ao ouvir o famoso sonzinho aliado a uma música tão comercial como esta. Pelo menos para este que vos escreve, a iniciativa foi bacana, deixou um clima retrô e lendário dos anos 70. Falar da letra não vai adiantar pois como já disse, para as silly love songs que arrebentam, a letra não é o que importa. Apenas um detalhezinho: no início o "tic tac" do relógio tem uma explicação subliminar: serve pra unir à segunda música do disco, "Get Together", que inicia-se com um despertador tocando, ou seja..o tic tac seguido do Trimmm...engraçadinho e inútil não?


Hung Up abre o disco "Confessions on the dance floor" que não acrescenta nenhuma revolução à carreira da cantora, afinal é um disco bem dance music (nenhuma novidade) e Madonna se firma como ícone da comunidade GLS (também nenhuma outra novidade!). O Clipe de Hung Up é bem sacado e casa bem com a música, mostra Madonna numa academia de ginástica com collant pink e em seguida sai dançando e arrebentando. Também nenhuma grande novidade...


8 /10

3 comentários:

  1. Bom sou fã de Pop e não de Madonna, mas gosto muito de Hung Up ou talvez não porque quando curto uma coisa eu ouço várias vezes e não foi o caso de Hung Up. Mas o cd é muito bom viu, eu recomendo a vocês escutem o COAD e reformulem o pensamento de vocês, mas é claro que a opinião é válida, porém tenho certeza que muitos fãs fervorosos iria falar um monte pra vocês.......kkkkkkkkkk...estou sendo cético viste!?!?? O cd tá bom é pra dançar e esquecer um pouco da vida...pensar demais também funde os miolos, gostei das resenhas, um abraço a vocês!!! Claudio

    20/11/2005 16:02

    ResponderExcluir
  2. American Life sucks!!! Muy chato! Hung up rules!!! Every little thing that you say or done, I'm hung up. Oh it's wonderful é a volta da Madonna bicha, ótima coisa.

    22/11/2005 21:31

    ResponderExcluir
  3. Lendo essa resenha quase 10 anos depois eu percebo como você deve ter se arrependido de tê-la escrito. Talvez não se arrependeu mas que contém vários erros que o tempo mostrou, ah isso tem. Hung Up se consagrou com uma das melhores músicas ja feitas por Madonna, ao lado de Like a Prayer, Frozen e Live to Tell. Hung Up usa genialmente o sample de uma música marcante, mas sem deixar de tornar-se uma música nova. É uma introdução triunfal de um álbum que se tornou o preferido de grande parte dos fãs, um álbum que só quer convidar pra dançar e esquecer os problemas do dia a dia, não está preocupado em agradar críticos ou fazer história, apesar de ter feito.

    ResponderExcluir