domingo, 2 de janeiro de 2005

Resenha Crítica - FREE ME


Álbum: Free Me
Artista: Emma Bunton

Gravadora: 19/Polydor (Universal)
Data de lançamento: 09/02/2004
Data de lançamento no Brasil: 16/08/2004


Há cerca de uma década, Emma Bunton nada mais era que a Baby Spice, a Spice Girl que mais parecia uma retardada, sempre agindo como criança, de pirulito na boca, marias-chiquinhas e um salto de fazer concorrência com qualquer drag queen

Não faz muito tempo, começou a ânsia em todas de respirar o ar fora da spice-o-bubble, como elas mesmas definiam. E Emma decidiu mostrar em seu primeiro álbum solo, "A Girl Like Me", um novo visual, menos paedo, embora não muito arriscado: apenas "crescer" a Baby em alguns anos e transformá-la numa "garota do lado". Creio não precisar dizer que não deu certo...

Então, com um álbum fracassado nas costas, um contrato solo perdido, cada vez menos espaço na mídia e sem perspectivas de retorno das Spice Girls, parecia que a carreira de Emma Bunton estava encerrada, e ela morreria presa à Baby. Mas, então, ela causa um "choque" ao anunciar sua união (contratual, não matrimonial...) com Simon Fuller, ex-empresário das Spice Girls. Com dificuldade em conseguir um novo contrato, ela decidiu se lançar como artista "independente" e, assim, conseguiu um acordo especial de distribuição com uma grande gravadora. E é "independente" que ela trouxe "Free Me".

Aqui, ela cometeu uma grande ousadia: "tomou emprestada" uma época que não é sua, e parece ter decidido viver nela - a década de 60. Desde o som - uma mistura forte de bossa nova e Motown - até o visual do encarte (com direito até ao símbolo de "som estéreo" usado nas capas de discos da época) e ao figurino, tudo ali parece ser feito para, se possível, convencer de que esse é um álbum gravado nos anos 60 e remasterizado em 2003, para ser lançado em 2004. De Baby Spice, Emma Bunton passou a ser a Saucy Spice, sem marias-chiquinhas ou baby-dolls, com barriguinha malhada à mostra, coreografias malucas e beijos calientes em videoclipes.

O álbum, em si, tem um começo poderoso. "Free Me" é um bom início, seguido por "Maybe", um pop explosivo e marcante como se vê poucas vezes. Então, é de suspeitar que o álbum vá decair, a partir daí (lembrem-se de "Dangerously In Love", da Beyoncé... um álbum que começa com "Crazy In Love" é fadado à decepção com as faixas subseqüentes...). A suspeita parece se confirmar com "I'll Be There", uma faixa que parece ter sido tirada de algum álbum do Swing Out Sister, mas não é tão forte como as duas primeiras. Mas é aí que Emma deixa reservadas as surpresas. O álbum se recupera rapidamente, e vai oferecendo boa música atrás de boa música, até diminuir o ritmo para terminar com a belíssima e emocionante "Something So Beautiful".

O Brasil parece ser uma presença constante no álbum, pois a bossa nova é uma constante, praticamente a espinha dorsal do álbum, e seu ponto alto é "Crickets Sing For Anamaria", regravação de "Os Grilos", clássico de Marcos Valle. Conseguiu um resultado que é um dos pontos altos do álbum, e bem diferente do álbum, ao mesmo tempo: uma onda latina, mistureba de salsa, merengue e samba, dançante e vibrante.

Mas, ao que parece, por mais que Emma Bunton tente fugir da Baby Spice, todas as músicas de "Free Me", mesmo as mais sexies, como "Free Me" e "Lay Your Love On Me", não escapam da classificação de "fofinhas", nem ela, mesma.

"Não quero ser vista como uma gracinha, e sim, como uma gata sexy e ardente", ela disse uma vez. A gata, ela conseguiu, mas não deixou de ser uma gracinha... e, no fim, isso não faz nenhum mal, não é?

É, Emma... você se "libertou", mas acabou prendendo a gente...

9/10


Os CULTURE RANGERS avisam que as inscrições para novos Rangers continuarão por tempo indeterminado. para se inscrever, basta deixar seu Curriculum vitae nos comentários do Anúncio Classificado após o nosso post de boas-vindas.

3 comentários:

  1. Eu vi o clipe da musica Free Me. Antigamente gostava das Spice...Parabéns pelo Blog!!


    03/01/2005 18:08

    ResponderExcluir
  2. poxa.. boa critica... mto beme scrito Tom.. and u are really right! apoio tudo o k falou.. menos uma coisa.. a minha Emminha Nunca FOI RETARDADA NÃO.. viu? come on.. ela é uma fofuraaaaa e sempre foi! em tempo d spice ela era um doce... e bem mais inocente.. tb n se lemra que ela era bem novinha... ah! beijos e continua o bom work :p


    03/01/2005 20:50

    ResponderExcluir
  3. NOssa meu..isso aki ta mtoo lokoo..primeiro morro de rir com as apresentações dos personagens auhuha..mto legalllll....e outra que isso dai uqe falo da Emma ta perfeitoo..Free Me é o album mais fodaa que existiu na face desta terra...auhau..abraçoão..flws...


    03/01/2005 21:53

    ResponderExcluir