domingo, 28 de janeiro de 2007

Resenha Crítica - ACÚSTICO


Álbum: Acústico
Artista: Thiago Giacomelli

Gravadora: independente
Data de lançamento: 22/12/2006
Vendas: thiago_giacomelli@terra.com.br


Fonte: http://www.fotolog.com/thiagogiacomelli

Thiago Giacomelli

Há algum tempo atrás, o nosso antigo QG lhes apresentou uma banda (ou melhor, seu vocalista) no quadro "CR introduces...", lembram? Se não, tudo bem, lhes dou a chance de se redimirem. Basta clicar AQUI. Pois bem... infelizmente, a Kriptonia acabou e sees ex-integrantes seguiram seus caminhos. Em especial, o vocalista, Thiago Giacomelli, que continuou com a agenda de shows e agora oferece este seu primeiro registro físico: o seu primeiro álbum-solo, se assim preferirem.

Talvez por ser meu amigo pessoal, fosse difícil escrever uma resenha sobre "Acústico", mas como sou chato (menos que a Lia, mas ainda assim) e consigo manter certa imparcialidade a maior parte do tempo, aceitei o desafio, e aqui estamos.

Agora, diferentemente das outras resenhas, farei um faixa-a-faixa, beleza?

Fonte: http://www.fotolog.com/thiagogiacomelli

Thiago Giacomelli


Metamorfose Ambulante - Raul na veia. Embora pareça meio óbvio para se iniciar um álbum, esta faixa me soou estranha para o início. Não é tão enérgica quanto a versão que a Kriptonia apresentava em seus shows, nem tão deliciosamente estranha quanto a original. Parou no meio do caminho.
To Be With You - Não conheço esta canção, mas já me fez bater o pé e em duas rodadas, já decorei a letra. Tranqüila e apaixonada.
Primeiros Erros - Podem me chamar de brega, de "radiofônico", do que for... mas para mim, "Primeiros Erros (Chove)" fica muito melhor com a orquestração poderosa da Simonny (sim, aquela do "Ursinho Pimpão" que foi na tv alguns anos atrás querendo liberdade pro (ex-)marido...) que cum arranjo acústico à Kiko Zambianchi e Capital Inicial. Mas isso não quer dizer que Giaco esteja fazendo um mau trabalho. Apenas não muito original, aqui. A música é boa de qualquer jeito, e a voz dele cabe perfeitamente e demonstra competência.
Me Deixa - Agora, vamos de O Rappa. Não vou mentir se eu disser que não gosto dessa música - não gosto, mesmo...), então, fica difícil avaliar. Mas ainda assim, vamos lá. Versão fiel à original - no formato do álbum, logicamente - mas com uma interpretação menos rasgada por parte de Giaco. Ficou "audível".
Último Romântico - Eu deixei de curtir Lulu Santos ainda antes de sair da adolescência, mas isso não quer dizer que tenha deixado de curtir as canções que embalaram bons e maus momentos da minha vida. E esta é uma clássica. Interpretação discreta, com seus momentos de arroubo e uma energia muito boa, que não consigo perceber em qualquer canção do Lulu. Ótima!
Mania De Você / Girls Wanna Have Fun / Pode Vir Quente - Quando olhei o encarte do cd, primeiro dei uma risadinha pela falta de espaço para digitar os títulos todos, o que resultou num "encurtamento" - "Girls Just Wanna Have Fun" e "Pode Vir Quente (Que Eu Estou Fervendo)". Depois, veio a consciência. Três músicas completamente diferentes numa mesma faixa. Em especial uma de Cindy Lauper! Com certeza, a mais esperada do cd inteiro. E Giacomelli não decepciona de modo algum! Ele e sua banda conseguiram fazer das três uma música unitária, mal se nota as mudanças, e o resultado ficou cheio de funk à James Brown. Digna de nota a eevação da temperatura em "mania..." ("...de tanto a gente se beijar...", "...de tanto a gente se abraçãr...", "de tanto a gente se amassar..."... tia Rita aplaudirá assim que ouvir!). De levantar da cadeira e começar a dançar! E ele fez o favor de não cantar "Girls..." em falsetto, o que é um adendo! PERFEITA!
Codinome Beija-flor - O ritmo diminui para dar espaço a uma das mais belas canções que saíram das canetas BIC de Cazuza. Aqui, a inventividade continua em alta, e Giaco continua a mostrar uma performance emocionada, apesar da discrição. Resultado diferente de qualquer versão que você encontrará por aí (ou pelo menos das que eu encontrei), bem romântica e com um bom ritmo para dançar agarradinho - com licença, leve momento depressivo...
Fora Da Lei - Canção escrita por Rita Lee e Ed Motta, "Fora-da-Lei" é impossível de ficar ruim em qualquer versão. E este blues-pop foiuma grata surpresa, quando eu esperava algo mais funky.
Caleidoscópio - Sem comentários. Apenas brilhante.
Sunday Mornings - Agora, Giaco ataca com Maroon 5. Enquanto na faixa 6, os títulos sofreram cortes, aqui foram adendos - originalmente o título da música é referante a apenas uma manhã, não a mais de uma ("Sunday Morning"). A música em si é bela, mas nunca foi essas coisas. Giaco não traz muito, aqui. Apenas retira aquela sensação de "quero ser rock'n'roll" que permeava as canções do Maroon.
Exagerado - Novamente Cazuza. Escolha arriscada, em se tratando de uma das melhores canções de Cazuza, one tantos fracassaram em fazer suas versões. Iniciando com o refrão de "Vida Louca Vida" bem leve e disfarçadamente sereno, Giaco despista a "bomba" que virá a seguir. O resultado ficou muito divertido, mas esta faixa permite (de certo modo, exige) uma interpretação rasgada, exagerada, mesmo - que não veio. Exageradamente leve.
Daughter - Quando olhei o encarte, pensei ser uma versão de "Daughters", de John Mayer. Não conhecia esta canção. Mas não irei procurar a original. Esta pderia ter sido deixada de fora numa boa. Faltou John Mayer no álbum...
Everlasting Love - Um take no take de Jamie Cullum neste clássico dos anos 70. Não precisou do piano para fazer a tão almejada pop perfection.
My Girl - Thiago Giacomelli, normalmente, tem uma voz bem mais cheia de molejo e alcance que a dos Temptations e versões inventivas para as mais variadas músicas, mas algo errado aconteceu aqui. Não chegou a ser ruim, mas não é forte como a original... ficou parecendo coisa de "banda cover" (no pior sentido), mesmo com todas as liberdades tomadas.
Black - Mais uma que desconheço a origem. Mas ficou no mesmo caso de "Metamorfose Ambulante" - tão meio-do-caminho que se revelou uma opção estranha para iniciar ou finalizar um álbum. E os vocais à Eddie Veder ficaram estranhos. A canção teria ficado mais clara se tivesse sido interpretada com a voz "aberta", ao invés de ter arroz quente na boca. Mas o final melhora bastante. Não o bastante, mas ainda assim, uma boa melhora.

Fonte: http://www.fotolog.com/thiagogiacomelli

Thiago Giacomelli

Embora esteja a venda, este cd é mais encarado como uma espécie de demo, para mostrar a País que há alguém talentoso por aí. Se for encarado como um álbum de carreira (o que o é, de qualquer maneira), mostra um artista antenado com o que há no mundo do soul/pop/rock e disposto a fazer valer sua criatividade sobre a mesmice que anda rodando as rádios.

"Acústico" é um ótimo adendo a qualquer discoteca. Um must have para todas (e todos, também!) as Giaconetes.

jjj85%j

Tom

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar, chata é o .......... ! Apenas tenho um senso crítico um tanto afiado, um pouquinho ácido. Bem, já ouvi a voz deste rapaz numa música By Toim e gostei muito[da voz]. Enfim, boa sorte para ele na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Aeeee Tom.... muito obrigado pelas críticas que, vindas de você, considero construtivas... embora outra pessoa pense que você está metendo o pau... mas sei que você tem que ser imparcial nos seus comentários afinal vocês tem um público que lê tudo o que é escrito por aqui, e só tenho a agradecer pela força e pelo "tempo perdido" escrevendo sobre um cd meu.... muito obrigado.
    abração.

    ResponderExcluir