quarta-feira, 31 de maio de 2006

Tom apresenta Kriptonia - II

Oi, gente!

Semana passada, reestreamos este quadro no QG. Por enqüanto, a resposta está sendo positiva (ainda melhor que na primeira edição, graças a Deus e à minha divulgação!), e vamos continuar! Agora, vocês ficam com as perguntas que fiz a Giaco a respeito de sua jornada pelo mundo musical, beleza? Espero que curtam!

CR Introduces...
KRIPTONIA

Fonte das fotos: www.fotolog.com/_kriptonia

Segunda Parte - ENTREVISTA
Tom: Bora começar devagar... Como é a rotina de vocês quando não estão juntos?

Thiago Giacomelli: Bom, eu tenho uma empresa de confecção, o Lulu tem um estúdio e trabalha como professor de áudio técnica, o Gustavo tem uma academia e o Juninho trabalha em uma produtora de shows.


E quando se juntam?
Além dos ensaios, shows, reuniões e viagens, gostamos de sair com as namoradas/noivas, fazer churrascos, jogar futebol, cinema, etc...


O que fazem nos "dias de folga"?
Cada um vai pro seu canto curtir a família, namorada/noiva, descansar...


O que é mais importante pra vocês, o amor ou a carreira?
Os dois são relacionados, e muito diferentes... carreira é o profissional, mas amamos o que fazemos, e o tal “amor” é o que completa... é importante se realizar profissionalmente e ter um grande amor.


O que você levaria para uma ilha deserta (até três coisas!)?
Minha namorada, meu violão com quinhentos jogos de corda, por que ficar sem corda pra tocar é péssimo... ehehehhehehehehheheehe, e levaria uma televisão pra ver os jogos do timão... claro.


Qual foi a melhor coisa que um fã já fez para vocês?
Não estamos, AINDA, nesse “patamar” de ter milhares de fãs e tal... mas uma vez uma garota saiu de Rio Preto para ir até Catanduva assistir um show nosso, e a gente nem sonhava, depois do show ela veio nos dizer... poxa... essas coisas não tem valor, nada paga esse tipo de coisa.


E você, já fez alguma maluquice por um ídolo seu?
Maluquice não, mas sempre é interessante conhece-los “off-stage”


Já encontrou algu(m/ns) do(s) seu(s) ídolo(s)?
Conhecí o Ed Motta e a Cássia Eller


Se uma fã convidar um de vocês (ou mesmo a banda) pra jantar, vocês aceitariam?
Eu aceitaria se esse(a) fã saber separar as coisas, se for a banda inteira, algo que resolvermos fazer para um fã, alguma promoção, sei lá.... mas assim, jantar, sozinho... é complicado... já é “além do lado profissional”.


OK, acabou a folga... quando e como tudo começou?
Em abril de 2000, eu e o Lulu montamos um repertório para tocar em bares, e meses depois o Juninho entrou, pois precisávamos de um baterista, pouco depois também, precisávamos de um tecladista, o Juninho apresentou o Gustavo e assim se formou a banda, o quarteto, que segue até hoje.


Qual foi o melhor momento da carreira de vocês até aqui?
Pra mim foi a gravação do nosso DVD, tenho orgulho dele, foi 100% feito por nós 4, sem produtor, empresário, roteirista... ninguém além de nós 4 e as equipes que contratamos (que foram sensacionais)... nós 4 até fomos em tecelagens comprar os panos pro cenário, escolhemos tudo, pagamos tudo também... é um filho nosso.


As suas famílias lhe apoiaram na sua decisão de seguirem a carreira musical?
Minha mãe passou a apoiar depois de um tempo, quando eu fui mostrando maturidade e profissionalismo, provando que é uma profissão como qualquer outra. Meu pai sempre me apoiou em tudo o que eu quis fazer na vida, ele é um vencedor em sua história de vida, e diz que conseguiu tudo por que conseguiu fazer o que sempre amou, então ele não quer que seja diferente comigo.


Aqui, no Brasil, é muito difícil de se viver de música. Todos vocês fazem algo fora da banda. Pensando em "se manter", qual a opinião de vocês sobre a Lei de Incentivo à Cultura?
A Lei é ótima, só não é perfeita por que não abrange os interiores dos Estados e ela também não sustenta a formação total de um artista, é como uma colônia de férias, um curso “rápido”, o que não é suficiente.

Fonte das fotos: www.fotolog.com/_kriptonia

Até aqui, o grande público apenas tem notícias de projetos cinematográficos recebendo recursos do Governo. O que vocês acham que está faltando para que haja apoio à gravação de álbuns ou dvds de artistas que não possuem contratos com alguma gravadora?
É complicado pois existem muuuitos artistas por aí, muita coisa boa, muita coisa ruim também, se o governo decidir apoiar todos os projetos, não terá grana pra isso, além de não sobrar grana pra mais nada, mas o mercado independente está crescendo e o governo provavelmente não fará parte desse crescimento, e o apoio sempre rola mais nas capitais, infelizmente.


Há algum artista ou produtor com quem vocês gostariam de trabalhar?
Liminha é um cara “quente” no mercado... deve saber “extrair” muita coisa boa do artista, dentro da personalidade e estilo dele. O Miranda, que hoje está no programa Ídolos tbm manda bem... o Bonadio também, quando ele quer fazer coisa séria.


Vocês possuem músicas próprias, não fazem apenas covers. Há alguma música que vocês tenham composto para outros artistas, ou apenas compõem para vocês, mesmos? No caso de compor para outros artistas, que fazem com estas canções?
Até o momento compomos o que “vem da gente”, não temos interesse em vender ou dar composições nossas para outros artistas, procuramos produzi-las para nós.


Qual o processo de autoria de vocês?
Bom, existem as “jam sessions” no estúdio, junta os 4 na sala e manda vê no barulho... háháháháháháháháhá... acaba saindo alguma coisa... mas geralmente os 4 compõem, cada um individualmente, as vezes em duplas... cada música vem de um jeito.


E os covers, como vocês escolhem o que irão cantar nos shows? E como a trabalham para deixá-las com a cara do Kriptonia?
Estamos sempre nos reunindo, ouvindo coisas novas, coisas velhas, alterando daqui e dali... procuramos seguir no estilo pop/rock, criamos versões de músicas consagradas, clássicos e damos a nossa cara pro show... sempre um ou outro aparece com uma música nova, ou diferente do repertório, conversamos, e vemos se dá certo pra encaixar no show.


Quais são as suas influências musicais?
Vish... são várias, mas resumidamente, o Thiago vem de um estilo mais rock, o Juninho e Lulu mais pro lado do Jazz e Blues, o Gustavo mais pro mpb, pop e rock.


Vocês estão prestes a lançar seu dvd (ou "dvdemo"). Ele já é bem esperado pelos que acompanham a Kriptonia. Quais as suas expectativas com relação a ele?
Que Deus nos perdoe, mas apostamos tudo nesse demo... hehehehehehehehehehehehe... claro que isso é engraçado, mas falando sério, esse DVD com certeza vai nos ajudar a ampliar nosso mercado, conseguiremos mostrar o trabalho à distâncias que um CD talvez não atingiria, pois é completo, é um material de divulgação completo.


Há alguma surpresa no dvd? O que vocês podem revelar dele, além dos trechos expostos nos videologs?
A surpresa é o nosso show, que muita gente não conhece, é a “nossa cara a tapa”... entende? Talvez colocaremos alguma coisa para completar mais ainda o pacote, mas estamos decidindo ainda.


Quando os fãs poderão conhecer seu material de estúdio?
Assim que possível, dependemos ainda da divulgação do DVD, que ele faça o nome KRIPTONIA ser conhecido em um ambiente maior do que é, para que um CD seja viável, não apenas um CD demo que venderemos ou daremos pra amigos e nos shows, essa é a função do DVD, um CD seria algo talvez até com uma gravadora.


Em todo grupo, sempre há momentos estressantes e algumas discussões. Com vocês, não deve ser diferente. Como fazem para contornar este tipo de momentos?
Antes de tudo somos amigos, amigos concordam, discordam, discutem e além disso somos uma família, todos temos a noção do respeito que temos um com o outro, então nossa discussão é até saudável, pois assim as decisões são sempre tomadas pelos 4.


Bancando o fofoqueiro e botando um pouquinho de lenha... quem é o encrenqueiro do grupo?
O Gustavo tem a personalidade bem forte, talvez a mais forte dos 4, mas não é motivo para ser encrenqueiro nem nada, é bom esse tipo de personalidade, até mesmo para outras questões que envolvam o grupo. O Juninho também tem um pouco disso, são os mais “temperamentais” da banda, mas nada disso até hoje nos prejudicou.


Vocês ouvem às suas gravações? Qual a sensação de se ouvir?
É sempre bom se ouvir, ouvir o que estamos criando, gravar os shows para corrigir erros, etc... a sensação é boa, é ter essa possibilidade, é mais um “que” para sempre melhorarmos.

Fonte das fotos: www.fotolog.com/_kriptonia

Por falar em ouvir, o que está no seu cd player, agora?
John Mayer, O Rappa, Eric Clapton, Jonny Lang (sempre escuto), Jay Vaquer, entre outros… escuto música no computador, então sempre rola uma playlist.


Quais os seus álbuns favoritos?
Michael Jackson (Dangerous), Metallica (Black Álbum), Jay Vaquer (você não me conhece), Paralamas (vamo bate lata), entre outros que não lembro.


Cite um show de vocês que tenha sido marcante.
Quando tocamos junto com o Capital Inicial para 10 mil pessoas no Acrópole, em Uberlândia-MG... foi muito bom.


Qual a sensação de subir num palco?
Poxa, empolgação, euforia, ansiedade... rola muita coisa junta, e sempre proporcional... quando maior o palco e mais lotado o show, é mais emocionante.

Você vai a shows de outros artistas?
Claro que sim, sempre que possível, aliás, é ótimo ir à shows, pois podemos aprender algo, além do fator descontração, sair da rotina.


Qual o primeiro show que você viu?
Jorge Ben Jor em Copacabana, com uns 10, 11 anos de idade.


Qual foi o melhor, na opinião de vocês?
Lulu Santos, acústico no Sesc Rio Preto


Vocês temem ficarem muito famosos?
Isso é conseqüência, claro... queremos que nosso trabalho seja conhecido e reconhecido no país inteiro, queremos fazer shows, cada vez mais, sabemos que a “fama” vem junto com isso, mas não fazemos isso pela fama e sim pelo trabalho, pela profissão, por amor ao que fazemos.


Você, vez por outra, faz uma apresentação-solo com voz e violão, onde apresenta um som particularmente diferente do da Kriptonia. Vocês têm muitas diferenças musicais entre si? Alguma que valha a pena citar?
Não é diferença musical, é que não somos uma banda de blues, nem de pop internacional, etc... toco nesses eventos por que gosto, e posso tocar músicas que a banda não toca, mas não por que não sabe, ou não gosta, simplesmente por estar fora da proposta, do projeto que a KRIPTONIA envolve, se me convidarem para tocar pop/rock em algum lugar sozinho, eu não vou... ehehehehhehehehe... eu toco quando tenho a oportunidade de tocar esse tipo de som diferenciado.


Vocês pensam em carreira-solo para o futuro?
É cedo para esse tipo de pensamento, os 4 estão concentrados na carreira com a banda em primeiro lugar, mas se esse pensamento vier, é conseqüência, pode ser que aconteça, pode ser que não.


Como vocês se vêem daqui a dez anos?
Mais maduros, mais “lapidados”, com certeza.


Qual o seu conselho para quem está pensando em começar uma carreira na música?
Estude, vá ser um médico, um publicitário, sei lá... háháháháháháháháháhá... brincadeira... mas na música, você terá que ralar bastante, é um mercado complicado, cheio de coisas boas e ruins, demora pra se consolidar, exige muita garra... tem que querer muito... e quando se quer muito, não há conselhos, nada tira isso da gente.


Pra finalizar esta parte da entrevista, mandem um recado pros seus fãs que estão lendo!
Somos muito gratos a todos que acompanham a banda, que apóiam, que reconhecem, sem vocês, não somos ninguém e, quanto mais de vocês aparecerem, mais nós seremos.


Fonte das fotos: www.fotolog.com/_kriptonia




Não percam a última parte, com o famoso "bate-volta". O que será que pensa Thiago Giacomelli a respeito de... só semana que vem, criatura curió!!!

Tom

7 comentários:

  1. aeeeeeeeeeee Tom... valeu mais uma vez pela entrevista... dá pra rir bastante, mas tem uita coisa séria no meio disso.
    abração

    31/05/2006, 11:29

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Você gosta de deixar o povo curioso né Tom. Pior que nem me lembrei que eram 3 partes. Li até o final e depois não percam semana que vem... Porra foi foda kkkkkkkkkkkkkkkk. Beijos

    31/05/2006, 11:45

    ResponderExcluir
  3. Só semana q vem???:(Poxa...


    É muito bom isso...adoro o Kriptonia...a entrevista tá show de bola...aguardo ansiosa a 3º parte!

    01/06/2006, 10:33

    ResponderExcluir
  4. SIIIIIIIIIIIIIM.
    é divina comedia sim.
    amo Dante.Amo a Divina comedia. mas agora estou completamente envolvido com o Marques de sade e com Maria Madalena.Lendo muito...estudando muito.Pesquisando demais.....vou do sadismo a bíblia....

    01/06/2006, 11:02

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista, parabéns!!!
    O blog é ótimo.

    01/06/2006, 11:05

    ResponderExcluir
  6. TOM

    TA em Londres pra ver zélia e mutantes poxa nem sei o que faria...rs
    bjao

    01/06/2006, 23:00

    ResponderExcluir
  7. AI TOM, MANDOU BEM DE REPORTER, MINHAS CURIOSIDADES SOBRE A BANDA FORAM PRATICAMENTE TODAS SANADAS...SHOW DE BOLA, PARABÉNS!
    UM ABRAÇÃO...

    02/06/2006, 02:42

    ResponderExcluir