domingo, 20 de novembro de 2005

Resenha Crítica - HUNG UP


Single: Hung Up
Artista: Madonna

Gravadora: Maverick/Warner
Data de lançamento: 07/11/2005
Data de lançamento no Brasil: Sem previsão de lançamento


OK, eu confesso!



Estou ouvindo esta faixa há cerca de um mês e meio e, até agora, não apareceu um sinal de que eu venha a gostar dela, algum dia.


Objetivamente: Madonna simplesmente não lança um bom single desde "American Life", isso é um fato. Dali pra cá, apenas faixas fracas e um terrível dueto com a Britney Spears. Falar do álbum "American Life", então? Sem comentários! Nem a dona pegando no violão salva aquilo!


Eu ainda não ouvi "Confessions On A Dancefloor", o álbum de onde "Hung Up" foi exatraído. Mas, até aqui, não vejo grandes motivos para ir atrás. Tenho até medo (à Regina Duarte - e vejam que, no fim, ela acabou tendo razão!). Mas por que este medo?


Bem, "Hung Up" é a tradicional música Madonna, e ao mesmo tempo, não é. Aqui, ela parece querer reaver seu espírito do início de carreira de disco/r&b, mas mantendo sua linha atual, aproximada da música eletrônica. E a letra é a típica letra Madonna comum no seu início - não diz nada com nada, mesmo. A voz continua a mesma que ouvimos em "American Life".


Mas aqui, há algo que não funciona. Samples sempre foram usados, mas, desta vez, ao usar algo tão conhecido e genial como "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)", ela cometeu um erro crasso. A música poderia ter tido um melhor resultado se ela mesma tivesse composto o fundo musical ou escolhido outra música para samplear. A voz dela não se encaixa bem na base em nenhum momento, seja no tom, seja no timing. Isso sem falar que todas as vezes que escutei, fiquei esperando as vozes de Agnëtha e Ann-Frid aparecerem nas minhas caixas de som, coisa que, obviamente, não aconteceu nenhuma das vezes - o que não sei se é uma bênção ou uma desgraça maior à música. No fim das contas, tanto esforço da "tia" para resultar em uma música quase inútil.


Mas sejamos justos - a música não é tão inútil assim, afinal, deu a ela o seu 11º #1 de sua carreira nas paradas inglesas, quebrando um jejum de cinco anos. E, certamente, o álbum também acabará em semelhante posição, na sua semana de estréia. E continua reafirmando Madonna como um dos maiores ícones gay de todos os tempos, e a mantendo nas caixas de som das boates. Creio que isso não seja pouca coisa, é?


Mas, a vaga de "rainha do pop, ao que parece, ficou vaga e está para aquela que tiver mais capacidade, pois a julgar por "Hung Up", Madonna já está pedindo aposentadoria.


Quanto à nota... fiquei pensando muito... decidi dar um ponto a mais em solidariedade ao ABBA... e termino com a pergunta... Madonna, o que você tem contra o ABBA?


 


4/10




Time goes by so slowly (x6)

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Time goes by so slowly for those who wait
No time to hesitate
Those who run seem to have all the fun

I'm caught up
I don't know what to do
Time goes by so slowly
Time goes by so slowly
Time goes by so slowly
I don't know what to do

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Ring ring ring goes the telephone
The lights are on but there's no-one home
Tick tick tock it's a quarter to two
And I'm done I'm hanging up on you

I can't keep on waiting for you
I know that you're still hesitating
Don't cry for me
'cause I'll find my way
you'll wake up one day
but it'll be too late

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you

Every little thing that you say or do
I'm hung up
I'm hunging up on you
Waiting for your call
Baby night and day
I'm fed up
I'm tired of waiting on you


Madonna está de volta!! É, depois de um álbum experimentalíssimo como o American Life (vcs já imaginaram a tia com violão?), esse novo single, lançado este mês, está mais pra Music doo que qualquer outra coisa. Quando Music (a música, não o álbum) foi lançada, várias pessoas (assim como eu, que até hoje a considera o pior single de todos os tempos) torceram o nariz, afinal a música não queria dizer nada com nada, não passava nenhuma mensagem, ou seja, era apenas algo bastante comercial, algo feito pra vender_por_que_Madonna_é_um_produto_de_comercialização. Na verdade verdadeira, eu estava tão entusiasmado com o álbum Ray Of Light (1998) que a partir do mesmo eu estava esperando que a tia fosse apenas lançar coisas de qualidade e profundas, mas não...Madonna que é Madonna que se preze é a "Material Girl" velha conhecida do público e precisa emplacar os hits babacas que não dizem porra nenhuma mas que todo mundo curte, dança e se arrebenta!!


Hung Up não foge à regra. Nada mais é do que uma dance music, que traz à comunidade global e à GLS uma imensa vontade de dançar,a té por que ela usa o sampler de "Gimme Gimme Gimme" do ABBA. Segundo ela, pediu com tanto fervor durante meses à banda Sueca que cabou conseguindo. Não que isso seja falta de originalidade - Madonna sempre usou samples de outras músicas, vide em Erotica, mas há que tivesse se dividido ao ouvir o famoso sonzinho aliado a uma música tão comercial como esta. Pelo menos para este que vos escreve, a iniciativa foi bacana, deixou um clima retrô e lendário dos anos 70. Falar da letra não vai adiantar pois como já disse, para as silly love songs que arrebentam, a letra não é o que importa. Apenas um detalhezinho: no início o "tic tac" do relógio tem uma explicação subliminar: serve pra unir à segunda música do disco, "Get Together", que inicia-se com um despertador tocando, ou seja..o tic tac seguido do Trimmm...engraçadinho e inútil não?


Hung Up abre o disco "Confessions on the dance floor" que não acrescenta nenhuma revolução à carreira da cantora, afinal é um disco bem dance music (nenhuma novidade) e Madonna se firma como ícone da comunidade GLS (também nenhuma outra novidade!). O Clipe de Hung Up é bem sacado e casa bem com a música, mostra Madonna numa academia de ginástica com collant pink e em seguida sai dançando e arrebentando. Também nenhuma grande novidade...


8 /10

domingo, 13 de novembro de 2005

Resenha crítica - SO GOOD

cd1 cd2
Single: So Good
Artista: Rachel Stevens

Album: Come And Get It
Data de lançamento (UK): 04/07/2005
Autores:



Letra:
I get this feeling that you're taking me under
I get this feeling that you're taking it down
'Cause it's you, you, you, all you
Come and get it

I start to see the way you're taking me over
My eyes are open to you fooling around
'Cause it's you, you, you, all you
Come and get it
Gonna show ya

I made it on my own again
I'll get back on my feet again
I know I'm gonna feel
So good, and so good, and so good
I'm gonna stand the test of time
I'm gonna take back what is mine
I know I'm gonna feel
So good, and so good, and so good


Well you've been acting like you're seeing another
Another victim that you've caught in your web
'Cause it's you, you, you, all you
Come and get it

I'd like to watch you suffer ever so slightly
You better watch your back, you better beware
'Cause it's you, you, you, all you
Come and get it
Gonna show ya

Chorus

I'm feeling so good
I'm feeling so good
So good
So good

Chorus


Pessoal!!!



Aqui estamos, novamente, pra brindarmos a volta das resenhas!



Bem, a primeira prova da segunda fase do Caça-Ranger seriam as resenhas, então, estamos aqui para cum príla para vocês! Esperamos que curtam, assim como as meninas curtiram escrever, a resenha que já estava pronta - a da música "So Good", de Rachel Stevens! mais abaixo, tem a minha resenha, também!


 


Bia, The Bunny Girl


Então eu coloquei o fone de ouvido. Batidinha simples, da época em que tecno era dance. Mas ok, Rachel Stevens parece muito com Kylie Minogue, mas ó quem liga para isso no mundo pop.
Sim, ela está so good, so good, so good é a primeira coisa que aprendo. Mas a letra vai além, dá demonstrações de que ela vai conseguir ter tudo o que tinha porque ao que tudo indica alguém roubou alguns de seus sentimentos. Então Rachel faz algo melhor do que ir a delegacia, ela manda através da música pop um recado a todas as pessoas de que ela vai voltar a ser quem era e que tudo ficará so good, so good, so good.
A música é legalzinha, não mata ninguém e até dá uma vontadezinha de se balançar. Mas se Rachel decidir seguir outra carreira eu não vou protestar. Boa dica para professores que quiserem incrementar as aulas de step.

7/10





Lia


Quem é ela?

Nome completo: Rachel Lauren Stevens
Apelidos: Rach, Ratz, Ratzilla
Data de Nascimento: 9 de abril de 1978
Signo: Áries

Rachel Stevens é pouco conhecida no Brasil. A garota fez parte do falecido SClub7, aquele grupo pop que fazia séries de TV ou grupo de atores que gravavam CD’s, tanto faz! A única coisa que importa [?] é que a mocinha foi a única que conseguiu sobreviver no ‘mundo selvagem’ do POP após o fim do grupo.
A César o que é de César: A voz da Rachel é audível, ela muito bonita e vendável...
O que dizer especificamente de So Good? Para não falar alguma bobagem totalmente equivocada escutei outras coisas da inglesinha e digo: Não notei diferenças entre uma música e outra. Insensibilidade auditiva? Talvez não conte realmente com um senso perceptivo aguçado para as xérox musicais que encontramos por aí.
So good? Mais Kylie Minogue que isso só a própria Kylie! Pelo menos em se tratando de POP a moça copiou uma das precursoras do ‘Pop way of life’. Afinal tudo se copia...
3 pela voz, 2 pelo modelo copiado...1 pela batida da música ser boa...Nota 6 está de bom tamanho.


6/10




"So Good" é o sexto single da cantora Rachel Stevens. Infelizmente, ela não é muito conhecida aqui, no Brasil, mas nada que um bom investimento de sua gravadora - uma música numa trilha de novela global - não resolva.



Ela é o perfeito clone de Kylie Minogue: aquela cantora supersexy de voz regular de cuja falta de personalidade autores usam e abusam para escrever suas maiores loucuras pop. Mas Rachel tem um adicional: ela é brilhante e diabolicamente BOA!


Seu som é bem electropop, cheirando a anos 80 a cada nota que o som dispara. E ela se aproveita até das músicas que são rejeitadas por outras cantoras - seu maior sucesso, a deliciosa "Sweet Dreams, My L.A. Ex", foi escrita para Britney Spears. Estranho ela ter rejeitado, pois "Toxic" é quase uma xérox dessa canção!


Falando de "So Good", especificamente: se inicia com Rachel tomando um rápido respiro para iniciar com batidas que chamam até a criatura mais dura para "bater o pezinho e mexer o popô". Já no refrão, é impossível haver alguém parado no meio da sala - afastem os móveis e escondam os vidros!


A letra extremamente ácida traz um dos melhores versos do ano - "eu gostaria de vê-lo sofrer bem levemente pra sempre", e segue num nível de superação e auto-suficiência do qual Kelly Key almejará conseguir por toda a eternidade - e eu duvido que conseguirá, um dia.


A ponte é uma prova de que uma boa música não precisa de uma voz maravilhosa, poderosa e cheia de floreios-à-Mariah nem de uma letra super-elaborada. E seu "ooooh-ooooh-ooooooh" é tão hipnótico que poderia ser usado na abertura de uma nova série de tv. Chamem algum canal urgente!!!


Enfim, "So Good" é exatamente o que a música é: SO GOOD, SO GOOD, SO GOO-OO-OOOOOOOOD...!


O álbum, "Come And Get It", foi lançado no fim do mês passado na Inglaterra, e embora tenha ido bem em suas primeiras semanas, já demonstra pouca força nas vendas, o que é um indício de fracasso... uma pena, pois é o melhor álbum que ouvi em 2005, até agora!


Oh, Rachel, este tempo não te merece!...


 


9/10


terça-feira, 8 de novembro de 2005

E assim, voltamos à ação...

Olá, pessoas!



Como vão todos vocês? Espero que muito bem, obrigado!



Bem, gente, eu sei que sumimos por um bom tempo, e que a última vez que nos vimos foi no fim da primeira fase do...


Concurso
C
aça
RANGER


...certo? Pois bem, a mim, foi incumbida a missão de contar-lhes o que andou acontecendo no QG todo este tempo de ausência dos seus computadores.

Como todos sabem, o TOP 4 estava definido. Bia, Roberta, Nanda e Lia estariam por aqui para disputar o seu voto na preferência pelo uniforme rosa. Mas várias coisas aconteceram, e o concurso acabou interrompido...



  • O Diretor queria o QG renovado para a segunda fase, depois do estrago feito por aquela... como é o nome dela, mesmo? AH! Virginey... Reforma leva um tempo... cês nem imaginam...

  • TH embarcou numa aventura-solo: a conclusão do seu curso. Pois é, Culture Ranger também tem uma vida particular!

  • Leo, por alguma razão, deixou de ser uma criatura extra-rebelde e decidiu se centrar e procurar uma religião. Ele parece estar se aproximando bastante da cultura wicca, o que não deixa de ser condizente com a sua natureza, digamos... dark (esqueçam que ele é o Ranger Amarelo, por uns instantes...)

  • Victor, como bom Ranger Fantasma, sumiu do mapa e não deu mais notícias, mais uma vez.

  • Eu? Bem, Tonzinho, aqui, também tem uma vida pra arranjar... fiz uma viagem ótima para o Maranhão... talvez fale sobre ela, algum dia... aconteceram outras coisas não muito legais... outras que ainda estou por decidir se são boas, realmente, ou não... enfim...

  • Enquanto isso, todos os supervilões aproveitaram nossa ausência e fizeram toda essa bagunça... vocês todos são testemunhas de como está o mundo, agora...


Mas vocês querem saber é do CAÇA-RANGER...


OK, não há muito a falar... mas vamos lá:


NÃO HAVERÁ MAIS CAÇA-RANGER! Sim, eu sei que a vaga ficou em aberto... eu sei que tem muito marmanjo nesse espaço e que é preciso um pouco de estrógeno nesse QG pra aliviar a testosterona... mas ME DEIXEM TERMINAR, OXENTE!!!


Bem, durante as nossas férias, foram pedidos às concorrentes textos para serem previamente julgados pelos juízes (TH, Victor, Leo e eu). Há algumas semanas, fomos chamados de volta à ação pelo Diretor, que queria entrar com tudo na segunda fase do concurso. Mas não contava com o descaso de metade das concorrentes para com o concurso. Bem, parecia tudo perdido, e nenhum de nós queria mais sentar numa bancada para ser ameaçado de morte. Então, o Diretor decidiu mandar fazer um uniforme branco e abrir uma segunda vaga. E assim, acolher as duas candidatas que se comprometeram com o concurso desde o seu início: BIA E LIA!
- Dinheiro pra pagar a nova vaga? Nem me perguntem, porque eu não tenho nem idéia...


Bem, então, pessoal, espero que perdoem a nossa falta de jeito, de presença e de compromisso com os nossos próprios concursos, hehehe... mas, como vocês podem ver, foi o melhor pra todo mundo. Agora, estamos todos renovados pra seguir em frente com tudo!


Grande abraço a todos, e até a próxima!



AH! Vocês querem saber do Fastio? Bem, Fastio também sumiu daqui do QG... mas ele reapareceu com um processo contra o Diretor... parece que ele não recebeu seu cachê, ou coisa assim... lastimável isso, não?