segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

"Músicos X Cinema" OU "Músicos E Cinema"?

Dia desses, revi um filme de que gosto muito, "Evita". É legal ouvir aquelas canções, lembrar dos meus 14 anos (foi a pior época da minha vida), cantar junto, algumas vezes, etc., etc. E, desta vez, fiquei pensando: "caramba, a Madonna está decente nesse filme. Ela realmente se esforçou!"


Bem, a partir daí, me veio um pensamento... "Evita" foi um episódio à parte na carreira cinematográfica dela... mesmo antes e depois, Madonna foi horrível em todos os filmes que fez. E olha que, aqui, há um fã fazendo tal constatação.


Então, comecei a pensar não apenas em Madonna, mas, também nos vários cantores (e projetos de cantores) que resolveram passar para a telona e para a telinha.


A grande maioria é um desastre! O que dizer de Jon Bon Jovi, Geri Halliwell, Mick Jagger, Britney Spears, Beyoncé, Mariah Carey... Jon Bon Jovi insiste e insiste (e sempre tem algum produtor que o aceite...), mas, em sua melhor participação, num filme de guerra que não lembro o nome, seu personagem acabou sem a cabeça, e a cena foi deletada do filme. Geri, depois de "Spiceworld", levou o projeto de "Therapy" adiante, mas o perdeu por falta de patrocínio... e reapareceu com sua "excelentíssima" participação em "Sex And The City"... Mariah? Bem, precisa mencionar?


Oras, não fiquemos apenas nos internacionais... Geralmente, falar dos músicos nacionais fica difícil, pois sua participação em filmes se resume a participações musicais em filmes da Xuxa ou dos Trapalhões (hoje, apenas do Didi). mas há alguns que vão "um pouquinho" mais longe do que deveriam, como o Leonardo, Daniel, o "Rei" Roberto (junto com sua "Ternurinha" e o "Tremendão") ou até a já "antológica" Ivete Sangalo e sua performance como fantasma (era um fantasma?) em um filme do Didi... estava, simplesmente, a esperar a hora em que ela arrancaria aquela saia, aquele corpete e começaria a cantar "Canibal" para o público do cinema (no meu caso, da sala do meu primo pequeno). Bem, isso, logicamente, não aconteceu, me frustrando ainda mais... e Glória Perez ainda a quer em alguma de suas novelas...


Ainda há casos piores... Dado Dollabella, seu Plínio e sua "Vem Nim Mim" estão aí para provar que há gente sem o mínimo talento para qualquer das duas áreas! Lembrem-se, também, do Rei Pelé, Carla Peres e sua Cinderela...


Há casos um pouco mais felizes, o típico "caso Madonna" de cantores que são tradicionalmente ruins mas que, alguma(s) vez(es) na vida, acerta. Além da dita cuja, Emma Bunton (que, depois de "Spiceworld", conseguiu elogios pela sua Cinderela na tv inglesa e vai fazer um filme na Índia esse ano, se não der xabu) e Melanie B (outra que renasceu de "Spiceworld" e está fazendo algo de bom em "Rent", na Broadway, há quase um semestre, tempo muito longo para um(a) at(or/riz) em uma peça naquele pedaço) se encontram por aqui. Creio poder, também, encaixar Sandy & Júnior nesse rol. Eles são simplesmente péssimos, mas quando tiveram uma oportunidade só sua no cinema, com "Acquaria", fizeram, bem... não fizeram bonito, mas também não fizeram feio. E ainda, de brinde, deram ao público cinéfilo um bom filme.


E, para ninguém dizer que sou injusto, ainda falo do caso daqueles que, simplesmente, arrasam nas performances e nos brindam com o que se deve chamar de talento genuíno. Aquelas, para ser mais exato, pois apenas consigo me lembrar de mulheres, agora. Cher, Diana Ross e Mandy Moore são os grandes exemplos que cito aqui. Cher já virou figura tarimbada, ganhou dois Oscars e tudo o mais. Diana também surpreendeu quando viveu Billie Holiday. Talvez, para mim, o caso de Mandy seja o mais surpreendente, pois são muito poucos (eu não me incluo entre eles, confesso) os que julgam que uma cantora pop possa ser uma boa atriz (Diana sofreu também esse preconceito). E, pelo menos em todos os filmes em que a vi, ela apresentou um trabalho competente, em especial, em "Um Amor Para Lembrar".


No fim, chego a conclusão de que muitos cantores sonham em, algum dia, em se aventurar pelas praias da película, dos palcos ou da telinha, mas não são todos os que estão (ou estarão) preparados para isso. Estúdios e produtores não ajudam, pois, acima do talento, eles procuram a bilheteria, pois ela, sim, traz o retorno financeiro esperado (sim, o cinema, o tearo e a televisão viraram, simplesmente, objetos de lucro, restando pouco espaço para a arte pela arte). Então, deveria ser atitude de todos ter o mínimo de bom senso e procurar bons professores e orientadores que os levem a maiores níveis na arte da interpretação, sendo um(a) bo(m/a) at(or/riz) ou não. No fim das contas, reciclagem nunca é demais, não é? E só faz bem!


Ainda há o caso contrário, dos atores que resolvem se aventurar nos reinos das partituras... mas isso fica para outra missão, certo?




Os CULTURE RANGERS avisam que as inscrições para novos Rangers continuarão por tempo indeterminado. para se inscrever, basta deixar seu Curriculum vitae nos comentários do Anúncio Classificado. Para vê-lo e enviar seus Curriculums, basta clicar aqui
http://culturerangers.zip.net/arch2004-12-26_2005-01-01.html#2005_01-01_00_18_36-6092799
.

6 comentários:

  1. Acho que a Madonna ficou "aceitável" em "Evita" porque não fez como nos outros filmes, onde ela geralmente coloca um pouco da personalidade dela. Como aquele filme super antigão que ela interpreta uma guria toda malandra meio ninfetinha, condizia perfeitamente com a fase dela. Ou então aquele outro em que ela é professora de ioga (ou algo do tipo), que também tinha tudo a ver com a fase dela na vida real. Em "Evita" ela não poderia fazer o mesmo, porque ela interpretava uma mulher da história, imagina se ela faz uma Evita budista ou do estilo de "Erotica"? hehehehehehe

    04/01/2005 02:57

    ResponderExcluir
  2. Olha só Tom, é muita coisa...mas acho que cada um se destina ao público que merece...rs...realmente Evita é sensacional e Madonna prova que tudo é possivel com dedicação!...agora..Sandy e jr...só como dupla pop-teen mesmo...ninguém merece aquaria ou estrela guia...aff...rs... Um abraço pra ti!

    04/01/2005 03:14

    ResponderExcluir
  3. TOM: que filme pornô do Lars Von Trier vc está se referindo?

    05/01/2005 02:40

    ResponderExcluir
  4. gostei do texto companheiro de blog...adorei sua visão sobre os (can)tores e as cantrizes...realmente, há bons também, não podemos generalizar....mas, não gostei mt de madonna no Evita não..rsss..abração

    05/01/2005 19:35

    ResponderExcluir
  5. desculpe-me, mas assiti ao filme da carla perez...kkkkkkkkkk morri de rir cara.... abraços

    08/01/2005 00:46

    ResponderExcluir
  6. So+I+chose+freedon...+Hehehe+tb+gosto+desse+musical...+na+verdade+amo+musical.+see+ya

    08/01/2005 15:51

    ResponderExcluir